VOCÊ PODE VIR A GOSTAR DE LER TAMBÉM:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PULMÃO DO MUNDO


Porque nos ensinam varias mentiras durante nossa infância?
Ou seria, porque nos escondem as verdades deste nosso mundo?
Será que eles querem nos defender de algo?
Creio que não!
Mas porque ensina-se ate hoje que o Brasil foi descoberto por um mero acaso?
Que a independecia do Brasil foi um ato de heroísmo e grande luta?
Que Jesuítas e Bandeirantes foram somente heróis?
Tenho certeza que você já ouviu tudo isto na escola e espero que também já tenha ouvido que tudo isto não foi bem assim.
Mas hoje não irei falar de nenhum deste assuntos citados acima, porem espero com o tempo falar também deles. Irei falar de algo parecido, mas uma outra mentira que ainda tem por muitos como verdade.
Falarei a respeito do pulmão do mundo a nossa querida floresta amazônica.
Você já ouviu falara a respeito desta questão, correto?

A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5 da América do Sul e a quase Metade do Brasil.

Pulmão do mundo?

Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio. Descobertas científicas demonstram, no entanto, que a floresta amazônica encontra-se em estado de “clímax ecológico”: toda a biomassa (o conjunto de matéria viva da região) acaba sendo utilizada por outros organismos para seu metabolismo, produzindo dióxido de carbono. É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo nessa mesma floresta respiram 24 por dia, ou seja o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma. É importante salientar que a floresta amazônica constitui um enorme reservatório de carbono e, quando queimada, produz dióxido de carbono, aumentando assim o “efeito estufa”. A Amazônia não é o “pulmão do mundo” no sentido comum do termo. No entanto, o sistema florestal da região, alem de evitar a erosão, funciona como uma “esponja”, absorvendo substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico.

Pois bem se não e Amazônia ou as outras floresta do nosso planeta que produzem o oxigênio então quem e o responsável por tal façanha?

Apresento-lhes nossas amigas algas

Além de estar na base da cadeia alimentar, o fitoplâncton é responsável por uma grande produção de oxigênio. Estima-se que cerca de 90% do oxigênio presente na atmosfera terrestre seja gerado pela fotossíntese das algas planctônicas. Assim, essas pequenas algas possuem papel fundamental na manutenção da vida no planeta.

Então nossa floresta não serve de nada?

Calma ai, não e bem assim, só estou dando o credito a quem e de merecimento pois em relação ao Oxigênio os fatos são estes, mas a floresta amazônica tem claro sua importância.

A fauna e a flora desta floresta e imensa e fundamental a nosso eco sistema, muitos medicamentos são produzidos através de pesquisa desta flora e muitas coisas ainda estão a serem descobertas e creio de grande benéfica a humanidade .


Fonte: www.renctas.com.br

Yahoo brasil


5 comentários:

  1. Nossa, que interessante, então são elas, as algas!
    Que triste o que aconteceu com o seu outro blog, gostava tanto!

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  2. É Valéria são elas mesmo e agora além de só ficarmos preocupados em salvar a Amazônia também devemos ter ciência que e necessário também tratar muito bem os oceanos.
    Quando ao blog Caminho das letras em breve voltarei a postar e só eu resolver o probleminha que ainda não tive tempo de examinar.

    Obrigado pela atenção.
    OMNIA VINCIT!

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto informativo, eu já havia lido sobre as algas.. a amazônia deveria ser melhor aproveitada pelo governo brasileiro, são muitos os países que patenteiam medicamentos que tem matéria-prima baseada em ervas/plantas dessa mata, e o Brasil, com o potencial muito pequeno de pesquisas laboratoriais investe pouco nessa área =/

    Bom finde! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Iara pelo que já ouvi falar existe muito contrabando da flora da Amazônia muitos medicamentos feitos com base em ervas patenteadas por alguns países que as ervas se quer o solo do mesmo fez brotar.Também ouvi falar que existe centenas de ongs internacionais na região da Amazônia e os interesses por trás destas ongs não são de ajuda e sim espionagem e trafico de fauna e flora.

    muito obrigado por sua visita.

    OMNIA VINCIT!

    ResponderExcluir
  5. Anderson, Olá, estou de casa nova e espero sua visita, você me encontra agora no Rasuras

    BeijooO* te aguardo!

    ResponderExcluir