VOCÊ PODE VIR A GOSTAR DE LER TAMBÉM:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

É TRISTE QUE ALGUÉM TIRE SUA PRÓPRIA VIDA


O grande foco deste blog e colocar em pauta assuntos infelizmente tristes.
Não quero aqui trazer tristeza e sim mostrar que por mais que não desejamos esta tristeza ou estes fatos tristes, eles estão sempre a nossa volta e sendo assim devem ser lidos e analisados.

Suicídio

Suicídio, do latim sui (próprio) e caedere (matar), é o ato intencional de matar a si mesmo.[1]Sua causa mais comum é um transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.[2] Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.[3]

Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entreadolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade.[4][5] Entretanto, há uma estimativa de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios não-fatais a cada ano em todo o mundo.[6]

As interpretações acerca do suicídio tem sido vistas pela ampla vista cultural em temas existenciais como religião, filosofia, psicologia, honra e o sentido da vida. Albert Camusescreveu certa vez: "O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo, decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia."[carece de fontes] As religiões abraâmicas, por exemplo, consideram o suicídio uma ofensa contra Deusdevido à crença religiosa na santidade de vida. No Ocidente, foi muitas vezes considerado como um crime grave. Por outro lado, durante a era dos samurais no Japão, o seppuku era respeitado como uma forma de expiação do fracasso ou como uma forma de protesto. Noséculo XX, o suicídio sob a forma de autoimolação tem sido usado como uma forma de protestar, enquanto que na forma de kamikaze e de atentados suicidas como uma tática militar ou terrorista. O Sati é uma prática funerária hindu no qual a viúva se auto-imola na pira funerária do marido, quer voluntariamente ou por pressão da famílias e/ou das leis do país.[7]

O suicídio medicamente assistido (Eutanásia, ou o "direito de morrer") é uma questão ética atualmente muito controversa que envolve um determinado paciente que esteja com uma doença terminal, ou em dor extrema, que tenha uma qualidade de vida muito mínina através de sua lesão ou doença. Para alguns, o auto sacrifício geralmente não é considerado suicídio, uma vez que o objetivo não é matar a si mesmo mas salvar outrem.

Causas

Uma série de fatores estão associados com o risco de suicídio, incluindo doença mental, drogadição, bem como fatores sócio-econômicos. Embora as circunstâncias externas, tais como um evento traumático, podem desencadear o suicídio, não parece ser uma causa independente. Assim, os suicídios são mais prováveis de ocorrer durante os períodos de família sócio-econômico, ou uma crise individual.

[editar]Doença mental

Os transtornos mentais são freqüentemente presentes durante o momento do suicídio, com estimativas de 87%[10] para 98%.[11]Transtornos de humor estão presentes em 30%, abuso de substâncias em 18%, esquizofrenia em 14%, transtornos de personalidade em 13,0% dos suicídios.[11] Estipula-se que cerca de 5% de pessoas com esquizofrenia morrem de suicídio.[12]

[editar]Abuso de substâncias

Veja também: Cocaína, Droga psicoativa, Alcoolismo

O abuso de substâncias é a segunda causa mais comum de suicídio depois dos transtornos de humor.[13] Tanto o abuso crônico de substâncias, bem como o abuso de substâncias aguda está associada a um risco aumentado de suicídio. Isso é atribuído aos efeitos intoxicantes e desinibidor de muitas substâncias psicoativas, quando combinado com o sofrimento pessoal, como o luto o risco de suicídio é muito maior.[14] Mais de 50% dos suicídios estão relacionados ao álcool ou drogas. Até 25% dos toxicodependentes e alcoólicos cometem suicídio. Em adolescentes, o número é maior com álcool ou abuso de drogas, que desempenha um papel em até 70% dos suicídios. Foi recomendado que todos os toxicodependentes ou alcoólicos são investigadas por pensamentos suicidas, devido ao elevado risco de suicídio.[15]

[editar]Biológico

Para boa parte dos especialistas, a genética tem um efeito sobre o risco de suicídio[16] responsável por 30-50% de variância..[17] Grande parte deste relacionamento atua através da hereditariedade da doença mental.[17]

[editar]Social

Como forma de rebeldia ou protesto

Muitas vezes a greve de fome pode encaminhar no suicídio de mais de uma pessoa, como ocorreu na Irlanda em 1981 durante o Conflito na Irlanda do Norte liderado por Bobby Sands e que resultou em 10 mortes.[18]

Suicídio judicial

Muitas vezes uma pessoa que tenha cometido um crime pode cometer suicídio para evitar ser processado, como foi o caso de Budd Dwyer e Hermann Göring.

Outros fatores

Factores socio-económicos como o desemprego, a pobreza, falta de moradia, e discriminaçãopodem provocar pensamentos suicidas.[19] A pobreza não pode ser uma causa direta, mas pode aumentar o risco de suicídio, pois é um grupo de risco para depressão.

Porem se a pobreza fosse causa totalmente direta a tal ato a maior parte da população mundial não existiria, alem de ser de grande freqüência pessoas de classe media alta a por fim em suas vidas suicidando-se.

Método

O principal método de suicídio varia dramaticamente entre os países. Os métodos de liderança em diferentes regiões incluemenforcamento, envenenamento por pesticidas e armas de fogo.[21] Em todo o mundo 30% dos suicídios são de pesticidas. A utilização deste método, contudo, varia consideravelmente de 4% na Europa a mais de 50% na região do Pacífico.[22] Nos Estados Unidos, 52% dos suicídios envolvem o uso de armas de fogo.[23] Asfixia e envenenamento também são bastante comuns neste país. Juntos, eles compreenderam aproximadamente 40% dos suicídios nos Estados Unidos. Outros métodos de suicídio incluem trauma contundente(saltando de um prédio ou uma ponte, jogando-se na frente de um trem, ou provocando um acidente de carro, por exemplo). Há ainda causas menos comuns, como afogamento intencional, choque elétrico, ou fome intencional.

Definir se a exposição ou não a um suicídio é um fator de risco para novos suicídios é uma questão controversa.[24] Um estudo de 1996 foi incapaz de encontrar uma relação entre suicídios entre amigos.[25] Apesar de um estudo de 1986 encontrou maiores taxas de suicídio após um noticiário televisivo em relação ao suicídio.[26]

Epidemiologia

O suicídio é a décima causa de morte no mundo,[2] com cerca de um milhão de pessoas mortas por suicídio anualmente.[28] Em todo o mundo as taxas de suicídio aumentaram 60% nos últimos 50 anos, principalmente nos países em desenvolvimento. A maioria dos suicídios do mundo ocorrem na Ásia, que é estimada em até 60% de todos os suicídios do planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, China, Índia e Japão podem ser responsáveis por 40% de todos os suicídios no mundo.[29] Nos Estados Unidos, a taxa de suicídios está aumentando pela primeira vez em uma década, enquanto que no Brasil, regionalmente, o índice é semelhante ao de países com maiores taxas do mundo, principalmente no Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul.

Os homens morrem muito mais frequentemente por meio de suicídio do que as mulheres, embora as mulheres tentem o suicídio com mais freqüência. Alguns médicos acreditam que isso decorre do fato de que os homens são mais propensos a acabar com suas vidas através de meios eficazes de violência, principalmente quando as mulheres usam métodos menos graves, como consumo excessivo de medicamentos.

FONTE:

File:Wikipedia-2nd-logo.png

Já vimos que tantas são as formas e tantos os motivos responsáveis pelo suicídio, estatísticas diversas a respeito deste assunto. Porem não estaria ligado a estes todos motivos um motivo maior e talvez ate aqui pouco ou quase nada falado?

A falta de espiritualidade não estaria por de trás destes tantos motivos?

Quando digo espiritualidade não estou falando de religião, estou falando de um elo de ligação que não pode ser visto porem sentido e infelizmente muitas vezes nos pensamos saber que sentimos esta ligação, porem apenas temos uma ilusão do que seja espiritualidade.

Porem não estou aqui para explicar ou tentar explicar algo que necessito ainda ter bem mais a meu lado como companheira eterna em meu caminho.

Apenas desejo mais uma vez colocar a questão em aberto para ser discutida ou apenas pensada e feita uma analise pelos leitores destas linhas.

Pois creio que há muitas coisas que um corpo e mente necessite e consiga se satisfazer temporariamente.

Porem você já percebeu que sempre queremos mais e mais e por mais que tenhamos o vazio nunca é preenchido?

As coisas dos cinco sentidos nunca são absolutas por mais que a tenhamos em abundância.

Mas o alimento que a alma necessita sim, porem nem sempre buscamos este alimento e muitas vezes buscamos este alimento no local totalmente oposto do verdadeiro sustento que nossa alma necessita.


ANDERSONSC


2 comentários:

  1. Usou palavras bonitas para falar de um assunto trágico, tenho dois casos bem próximos de mim, sobre suicídio, nos dois por enforcamento. Eu acho que tem que ser corajoso para tirar a própria vida. Ou seria covardia?

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  2. Querida Valéria obrigado por sua sempre presença em comentários em minhas postagens.
    Eu não diria que é corajoso e nem covarde a triste atitude de cometer suicídio.Como todos sabemos os problemas são constantes em nossas vidas amarguras, tristezas, dores diversas no corpo na mente. porem creio que triste é a palavra que possuo no momento para explicar o que sinto em saber que alguém tomou tal atitude. Porem não me sinto com direito de criticar abertamente alguém que assim resolva se livrar de seus problemas, mas acredito que sempre há uma solução a curto ou a logo prazo para aquilo que cremos que não há solução.

    A gente nunca sabe quando uma pequena palavra pode realizar um grande ato,então melhor palavras de apoio e incentivos positivos.

    Mais uma vez obrigado por sua constante e importante presença.

    OMNIA VINCIT!

    ResponderExcluir